Michael Steiner, director de investigação e desenvolvimento do construtor germânico, afirmou, na ocasião, que “a Porsche representa a tradição e a inovação, e isso não se reflecte em mais nenhum modelo do que aquele que é claramente o desportivo nuclear da marca: o 911!”.
“O Porsche 911, que substituiu o 356 em 1963, tornou-se nas décadas seguintes um ícone desportivo incomparável”, acrescentou o responsável da marca de Estugarda. “A geração 991, em particular, estabeleceu novos padrões em termos de desempenho, condução e eficiência."
“Enche-me de orgulho, misturado com alguma tristeza, ter de enviá-lo para a reforma”, ironizou Michael Steiner. “Posso afirmar que, para mim, o Porsche 991 deu-me um enorme prazer!”
Apresentado em 2011 no Salão Automóvel de Genebra, o Porsche 911 Carrera despertou de imediato paixões junto dos fãs do desportivo.
Estava equipado com um motor 'boxer' de 3.4 litros de injecção directa para gerar 350 cv de potência e 390 Nm de binário.
O 911 Targa, lançado no final de 2012, foi igualmente espectacular. Como o lendário Targa original, o novo modelo tinha o seu característico arco largo em vez dos pilares B.
Ao pressionar um botão, a secção frontal do tejadilho recolhia automaticamente na parte traseira do desportivo.
A série de inovações mecânica desenvolvida pela Porsche prosseguiu no 911 Turbo.
Foi neste modelo que foram montados os primeiros motores turbo aerodinâmicos activos, equipados com filtro de partículas.
A Porsche celebrou, em 2013, o 50º aniversário do 911 com uma edição limitada de apenas 1963 exemplares.
A geração 991 provou, também, ser o suporte ideal para modelos especiais e super carros desportivos radicais.
Em 2016, o Porsche 911 R de 500 cv evocou as memórias do desportivo de corrida apresentado em 1967.
Versão limitada a 991 unidades, o Porsche 911 R, com transmissão manual de seis velocidades, oferecia 323 km/hora de velocidade de ponta.
Outros dois "puristas", directamente inspirados pelos seus antecessores "clássicos", fizeram a sua estreia em 2017: o Porsche 911 Carrera T e o 911 GT3 equipado com o Touring Package.
O Porsche 911 T oferecia a mesma motorização do Carrera básico, mas com uma série de afinações que permitiam desfrutar de uma condução mais agradável e segura.
O Porsche 911 GT3 equipado com o Touring Package dispunha do já conhecido motor de 4.0 litros da versão original, mas com uma caixa manual de seis velocidades e sem asa traseira fixa.
O 911 GT3 (Touring Package) faz 3,9 segundos dos 0 aos 100 km/hora para uma velocidade máxima de 320 km/hora.
O milionésimo 911 também foi construído como parte da geração 991 mas nunca chegou às mãos dos fãs da marca germânica.
O modelo comemorativo Irish Green era revestido em pele com bancos especiais Pepita.
Ainda em 2017, a Porsche Exclusive Manufaktur apresentou o 911 Turbo S Exclusive Series, pintado num vistoso amarelo dourado metalizado.
O exclusivo modelo debitava 607 cv que lhe permitiam fazer 2,9 segundos dos 0 aos 100 km/hora para uma velocidade máxima de 330 km/hora.
E eis que surge, no mesmo ano, o Porsche 911 GT2, a versão desenvolvido com a tecnologia de competição mais poderosa alguma vez aplicada neste modelo nascido em 1963.
Com 700 cv de potência, este "monstro" faz 2,8 segundos dos 0 aos 100 km/hora, e "voa" até aos 340 km/hora.
Já o Porsche 911 GT3 RS, construído sobre uma plataforma de competição, com um motor de 4.0 litros naturalmente aspirado de 520 cv, combinava perfeitamente a emoção das pistas de corrida com uma mecânica optimizada para circular na estrada.
Equipado com um novo motor semelhante ao utilizado pelos modelos GT3 e RSR, esta versão tinha mais 20 cv e mais 10 Nm do que o seu antecessor, atingindo agora os 520 cv de potência e os 470 Nm de binário.
Já este ano, mesmo a tempo de celebrar o 70º aniversário do primeiro desportivo da Porsche – a empresa foi originalmente fundada em 1931 – nasce o 911 Speedster, integrando as virtudes originais da marca (construção leve, eficiência, pureza e prazer de condução), patentes nos seus 510 cv de potência.
O descapotável de dois lugares não foi apenas o modelo mais recente a ser lançado; foi também o último da série a ser fabricado, fechando com selo de ouro uma geração que colocou o Porsche 911 no seu patamar mais elevado.
Acabou! Porsche fecha série 991 com o 911 Speedster!

Pioneiro, milionário, best-seller: foram com estas palavras que a Porsche anunciou, esta sexta-feira, o fim da produção da série 991, a geração mais abrangente do 911 alguma vez produzida.

Com 233.540 unidades produzidas, o Porsche 911 Speedster foi o último espécime saído da linha de montagem de Estugarda.

Aprecie, na nossa fotogaleria, a evolução da série 991, desde o seu lançamento em 2011 até esta sexta-feira ter sido anunciado o seu término.

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